Curta nossa página
Siga o nosso Instagram
Siga o nosso Linkedin

Novidades

04/10/2011

Notícias

Transporte rodoviário sente a crise e cai 30% no primeiro semestre

A crise financeira que abalou as operações de vários setores da economia nacional dá sinais de que está indo embora. Entretanto, alguns segmentos ainda sentem as sequelas da recente turbulência. Um estudo realizado pela NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) apontou uma redução de 30% na movimentação do transporte rodoviário de cargas no primeiro semestre.

O resultado se deu na comparação com o mesmo período de 2008. De acordo com o levantamento, as perdas mais significantes foram sentidas nos segmentos ligados à exportação, como o transporte de contêineres, com queda de 60%, seguido pela área internacional, com 50%, e a cadeia de frios, que exporta carnes e produtos para o exterior, com 40%.

Flávio Benatti, Presidente da entidade, afirma que tais perdas refletem o que tem acontecido na economia mundial. “O transporte de cargas é o primeiro a sentir os efeitos da crise, mas espera-se que a economia volte a se aquecer nos próximos meses”, declarou o executivo.

Segundo ele, existe a perspectiva é de que o setor recupere o montante perdido, chegando a zero ou pouco acima disso.

Já com relação ao transporte de cargas fracionadas, a queda foi menor. O estudo verificou uma retração de 10% nos primeiros seis meses deste ano. A zona franca de Manaus (AM) registrou queda média de 20%, assim como os produtos a granel e as cargas aéreas.

Na movimentação de bebidas e combustível não houve redução significativa, mas nos produtos químicos e petroquímicos as perdas variaram de 20 a 30%.

A pesquisa da NTC&Logística foi realizada entre os meses de junho e julho e teve a participação de 26 empresas de todos os portes, integrantes da câmaras técnicas da entidade.

Fonte: Portal Webtranspo